Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Ter Misericórdia Para Receber Misericórdia

Ter Misericórdia Para Receber Misericórdia
Leitura estimada 11 min


“O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições.” Provérbios 28:27

A IDOLATRIA DOS BENS É MALIGNA.

Precisamos atentar para o que estamos vivendo, e o que estamos fazendo, com os nossos ganhos.


Poucos têm dividido do que têm, ...mas, a maioria, segura mais do que pode!!!

O Senhor Jesus nos ensinou: que precisamos viver, nesta vida, partilhando com os que não têm.
Se retivermos, quando está na nossa mão fazer o bem, e não o fazemos, estamos pecando!
O Espírito Santo nos toca, em um momento, para ajudarmos... Mas, as raízes dos sentimentos malignos endurecem o coração para não o fazer, com a desculpa: - “depois eu faço!” ...E NUNCA FAZ!!!

Muitos querem ser usados por Deus, com dons espirituais, para manifestar a cura, os milagres...
A maior obra que podemos fazer, no Reino de Deus, é ser participantes [com Amor] de buscar as almas perdidas, e de compartilhar suas necessidades.

MAS, O SENHOR JESUS NOS ENSINOU, QUE É A OBRA QUE NOS TESTIFICA NO AMOR: É QUANDO NÓS SOCORREMOS AOS SEUS PEQUENINOS = A ELE FAZEMOS!

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em Verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em Verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. Mateus 25:35-45

A OBRA DE BENÇÃO É ABENÇOAR

O centurião Cornélio [que não era judeu, mas orava a Deus, e dava muitas esmolas], alcançou a salvação, e ainda, contemplou o sobrenatural de Deus:
“E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: que é, Senhor? E disse-lhe: as tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;” Atos 10:1-4

Precisamos Atentar Que A Principal Obra Do Cristão É O Amor:
O AMOR A DEUS, E O AMOR AO PRÓXIMO.

Precisamos tirar nosso medo e a mesquinhez, que está na dureza do nosso coração:
Quando podemos ajudar [ou podemos nos esforçar para ajudar] ... E não o fazemos.
Muitos estão guardando... Para quê??... E para quem??!!

 

AS PESSOAS PERGUNTAM: “PRECISA DAR O DÍZIMO?”
O DÍZIMO, HOJE, É USADO COMO UM SLOGAN, NA BOCA DOS MERCENÁRIOS (que tira a lã das ovelhas, para cobrir-se a si mesmos!!!)

As pessoas só dão o dízimo e as ofertas, porque são pressionadas:
- Porque se não derem o dízimo, o devorador vai tomar seus bens...
- Se você não der oferta, você nunca vai prosperar “financeiramente” ...

Pressionados erradamente [por necessidades e interesses], enquanto Deus nos quer ofertando as primícias = O CORAÇÃO É A PRIMÍCIA DOS HOMENS: SE O TEU CORAÇÃO FOR BOM, TODO SEU CORPO VAI SER LUZ.

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois Senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom.” Mateus 6:19-24

Se honrarmos a Deus com nosso Amor, e com tudo que Ele já tem nos abençoado, e socorrendo o pobre e o necessitado, então Ele vai fazer sua Benção estar sobre as nossas Vidas.

"Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda." (Provérbios 3:9)

EU DIGO QUE AS PESSOAS FICARAM PRESAS A UM RITUAL: DE DAR SÓ O QUE SOBRA...
Jesus foi muito claro, quando falou: que muitos ricos davam suas ofertas do que sobrava, mas ali estava uma viúva que deu tudo o que tinha:

“E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em Verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.” Marcos 12:41-44

O Senhor Jesus cobrou os escribas e fariseus, que davam o dízimo de todas as coisas, mas estavam negligenciando os preceitos mais importantes da lei: A MISERICÓRDIA !

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a Justiça, a Misericórdia e a Fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” Mateus 23:23

É PRECISO OFERTAR DE CORAÇÃO [VOLUNTARIAMENTE], COM AMOR, ENXERGANDO AS NECESSIDADES DAS ALMAS...

Os Cristão devem ofertar para a obra de Deus, porque é através destes recursos que são mantidos os trabalhadores da seara.

O apóstolo Paulo pediu que os irmãos separassem, no primeiro dia da semana, aquilo que eles tinham prosperado durante a semana.

Paulo também mandava fazer coleta nas Igrejas para o sustento dos santos e dos pobres:
“Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às Igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.” 1 Coríntios 16:1.2

DEUS QUER QUE TENHAMOS MISERICÓRDIA DAS PESSOAS QUE NECESSITAM

Enquanto, uns dizem “que tem que dar o dízimo”, e outros dizem “que não tem que dar dízimo” ...
...para alguns, esta situação cai como uma luva: “ESTOU LIVRE DE DAR O MEU DINHEIRO!” – é o diabo trazendo dissimulações e o embaraço, ...e confundindo.

Não tem como a obra de Deus crescer, se não tiver ajuda!
Deus colocou essa obrigação aos homens - para ajudar as obras de Deus.
É o homem que tem que tirar do que é seu, e ajudar!!!


O próprio Senhor Jesus, em seu ministério terrestre, foi ajudado por mulheres que ofertavam.
O apóstolo Paulo cita, em algumas passagens bíblicas, esse compromisso dos membros das Igrejas:

“Não sabeis vós que os que ministram as coisas santas vivem das coisas do templo? E que os que esperam no altar são participantes do altar? Assim também ordenou o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.” 1 Coríntios 9:13,14 

“Porque diz a Escritura: Não amordaçarás a boca do boi, quando ele pisar o milho. E: O trabalhador é digno da sua remuneração.” 1 Timóteo 5:18

 

Estamos debaixo de uma nova aliança, que é a graça (favor imerecido).
É através desta graça, que Deus quer que vivamos: que façamos favores imerecidos ao próximo!!!
DEUS NOS DEU SEU ÚNICO FILHO PARA NOS SALVAR.
E nós, também podemos dar o melhor para os irmãos que necessitam, que carecem do alimento, do agasalho, ou suprir as suas necessidades básicas.

 

“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. E a multidão o interrogava, dizendo: que faremos, pois? E, respondendo ele, disse-lhes: quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. Lucas 3:9-11

“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o Amor de Deus?” 1 João 3:17

 

VIVER NA GRAÇA É VIVER ACIMA DO DÍZIMO.

A Igreja primitiva aprendeu a viver na forma do Amor de Jesus.
Aqueles que tinham propriedades, as vendiam, para que os que necessitavam não tivessem falta de nada.

A Igreja primitiva vivia um só coração. Eles tinham anulado a individualidade, o egocentrismo:
“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,” Atos 2:44-46

MAS, POR SE ESFRIAR O AMOR, O EGOCENTRISMO “ESTÁ NA MODA” (=DE NOVO!!), ENDURECENDO O CORAÇÃO DE MUITOS...

“Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.”  Lucas 12:33,34

“E os discípulos se admiraram destas suas Palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no Reino de Deus!”  Marcos 10:24

 

Também, não podemos ser participantes das más obras: que usam de desperdício com o dinheiro que foi arrecadado, ou usam em benefício próprio; para se beneficiarem.

Quando vemos , que não estão usando dinheiro para o sustento dos santos [que estão fazendo a obra de Deus], nem dos necessitados, e nem para manter trabalhos de evangelização - NÃO DEVEMOS ESTAR PACTUANDO COM ESSAS OBRAS MORTAS.

Hoje, muitas das Igrejas, não têm usado o dinheiro [que estão arrecadando], na direção de Deus.
Muitas perderam essa sensibilidade, e “viraram uma empresa” [que tem que dar lucro].
E acabam construindo “mausoléus”, investem em prédios, e não, no trabalho missionário.

Tanto os membros da Igreja, como o pastor, devem agir com Amor, honestidade: sem apego ao dinheiro (torpe ganância), inventando meios de levantar ofertas exorbitantes, usando o nome de Deus, com vendas de objetos, ou promessas que são dos homens, e não de Deus.

"Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, e, sim, a seu próprio ventre e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos incautos." Romanos 16:17,18

 

FIQUE ATENTO!!! Ajude as obras que SÃO DIGNAS...

MAS, O PRINCIPAL, É A MISERICÓRDIA!

O DEVER DE DAR SUPORTE AOS SANTOS E SER HOSPITALEIROS - TEM QUE SER O ESTILO DE VIDA DO CRISTÃO!

 

Deus abençoe.
Pastor Carlos Alberto Daniluski - Mensagem do Dia - 10/05/2020
Ouça nossas mensagens no site https://www.casadosenhor.com.br - Rádio Web Nova Vida - 24 Horas On-Line



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.