Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Mútua Submissão

Mútua Submissão
Leitura estimada 6 min

 


MÚTUA SUBMISSÃO

 

Deus espera que os cristãos sejam servos, submetendo-se voluntariamente uns aos outros. 

A submissão bíblica não é um assunto dirigido somente às esposas, como alguns parecem assumir. As esposas, naturalmente, são instruídas a submeterem-se aos seus próprios maridos. Nesta submissão, elas têm o privilégio de mostrar aos seus esposos e filhos (particularmente suas filhas), como a submissão piedosa é cumprida.

Deus, contudo, exige que todos nós adornemos nossas vidas pela submissão de uns aos outros. Se hoje os cristãos precisam praticar este princípio enriquecedor de mútua submissão, a família deve ser o laboratório no qual aprendemos a desenvolvê-la em segurança e amor. Se praticarmos tal serviço nos relacionamentos fora do lar enquanto os negligenciamos dentro dele, pode ser verdadeiramente dito de nós que: 

"O LAR É O LUGAR ONDE SOMOS TRATADOS MELHOR E ONDE AGIMOS PIOR."
 

Romanos capítulo 12 verso 10 diz que os cristãos têm que preferir uns aos outros em amor:

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros."

Gálatas cap 5 verso 13 diz para servirmos uns aos outros:

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."

Efésios cap 5 verso 21 exige que os cristãos se sujeitem (submetam) uns aos outros:

"Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus."

Filipenses cap 2 verso 3 instrui cada um para considerar os outros superiores a si mesmo:

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo."

1 Pedro cap 5 verso 5 diz para servir um ao outro com humildade: 

"Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."

Marcos cap 10 versos 43 ao 45 diz que se alguém quiser ser grande no reino, precisa ser ministro e servo de todos os outros:

"Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;  e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.  Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos."


CRISTO DÁ O EXEMPLO! 

Ele disse: "Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve." (Lucas 22:27)

"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Mateus 20:28) 

Foi dito dele, também: 

"Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens." (Filipenses 2:7) 

"O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." (1 Timóteo 2:6)

"O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras." (Tito 2:14)

Nessas passagens (e em João 13, onde ele lavou os pés dos seus discípulos), ele mostrou aos homens que é possível ser tanto senhor como servo.

Jesus se entregou por sua igreja diariamente e, mesmo sendo ele o cabeça da igreja, ele era o servo maior dela. A idéia de submissão, ensinada nas passagens citadas acima, é uma preferência voluntária que os cristãos mostram uns aos outros. Em tal submissão, cada um está obedecendo a Cristo; uma esposa que se submete ao seu esposo está se submetendo a Cristo; e o esposo, cuidando de sua esposa, alimentando-a e tratando-a com carinho-- isto é, provendo carências físicas dela e cumprindo as necessidades estéticas dela -- está submetendo-se ao seu Senhor. 

Se qualquer deles tirasse sua parte do outro, estaria se rebelando contra Cristo e rendendo-se, pelo menos neste aspecto, ao diabo.

Para ajudar a entender o conceito de "submissão mútua", considere: Quando um casal põe um filho no mundo, os pais se sujeitam à responsabilidade de cuidar dele. Do mesmo modo, quando um homem se casa, ele se submete à responsabilidade de alimentar e cuidar de sua esposa, ou ele é "pior do que o descrente" (1 Timóteo 5:8). Assim, há um sentido muito real no qual os pais estão sujeitos às necessidades de seu filho e o esposo está sujeito às necessidades de sua esposa.

Em 1 Coríntios capítulo 7 verso 4, Paulo disse: "A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre seu próprio corpo, e sim a mulher" . -- submissão para ambos. Na parte sexual do casamento, o esposo e a esposa, igual e voluntariamente cederam poder sobre seus próprios corpos, cada um se submetendo ao outro. Esta atitude indulgente de dar-se um ao outro fornece a mais íntima das uniões e o mais terno dos laços, provavelmente a maior aproximação do céu que a terra dá.

Se a praga tornar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras, raspada a casa e de novo rebocada, então, o sacerdote entrará e examinará.

Diz aqui o texto do livro de Levítico 14: 43-45: "Se a praga tornar a brotar na casa, depois de arrancadas as pedras, raspada a casa e de novo rebocada, então, o sacerdote entrará e examinará. Se a praga se tiver estendido na casa, há nela lepra maligna; está imunda. Derribar-se-á, portanto, a casa, as pedras e suas madeiras, como também todo reboco da casa; e se levará tudo para fora da cidade, a um lugar imundo".

Existem situações que são fáceis de mudar. Outras exigem batalha e perseverança.

O que você vê pode quebrar, jogar fora. A casa é a expressão da pessoa. Ao mesmo tempo que você olhar a casa como um conjunto, você precisa olhar a si mesmo e mudar aquilo que precisa ser mudado.

Leia Levítico 14:46-48: "Aquele que entrar na casa, enquanto está fechada, será imundo até à tarde. Também o que se deitar na casa lavará as suas vestes; e quem nela comer lavará as suas vestes. Porém, tornando o sacerdote a entrar, e, examinando, se a praga na casa não se estiver estendido depois que a casa foi rebocada, o sacerdote a declarará limpa, porque a praga está curada".

É preciso uma limpeza pessoal, uma declaração de cura pessoal, para que Deus declare você e a sua casa limpos, e seja aí local de sua morada. A presença de Deus numa casa traz paz. O Senhor deseja que você sempre possa experimentar a paz.

 

 


Número de visualizações 41666


Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Fale Conosco

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Sua ajuda é essencial para manter esta obra.

Saiba como Contribuir

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6