Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16
O QUE SIGNIFICA TESTEMUNHAR DE CRISTO?
"E ser-me-eis testemunhas" (Atos 1:8)
Se algumas pessoas o abordassem na rua e dissessem que torcem pelo São Paulo Futebol Clube e insistissem que você se tornasse uma delas, isso não lhe pareceria um tanto esquisito? Será que todo o entusiasmo e sinceridade delas em lhe falar sobre o bom desempenho de seu time no último campeonato o deixaria impressionado? Será que o fato de trajarem camisetas com o símbolo do time despertaria em você o interesse de adotá-lo como seu time preferido de futebol? Muitos de nós ficariam logo irritados com tal atitude e, se isso acontecesse em pleno Rio de Janeiro, provavelmente manifestaríamos alguma hostilidade ao torcedor exaltado!
Será que essa é a melhor maneira de testemunhar de Cristo - sair pelas ruas com entusiasmo desenfreado e falar de Cristo a todos que encontrar? Temos de nos tornar veículos de propaganda com nossas roupas e carros, cobertos com dizeres sedutores, fotos e frases, anunciando Suas qualidades? Devem as igrejas competir entre si para ver qual delas exibe a mensagem mais inteligente em sua fachada? Perdoe-me por ser incisivo, mas esse tipo de "testemunho" freqüentemente causa mais males do que benefícios!
Técnicas de propaganda que satisfazem a natureza humana produzem resultados, mas gritar "fogo!" em um teatro lotado também! Convencer pessoas a ingressarem em um rebanho tornou-se uma ciência e ministérios estão tirando proveito disso. Porém, com base em meio século de observação, está se tornando bastante óbvio para mim que os rebanhos são formados mais por bodes do que por ovelhas - O plano satânico de semear joio no meio do trigo está funcionando perfeitamente.
Observe a Palavra de Deus em Atos 1:8, citada no subtítulo acima: "E ser-me-eis testemunhas". Essa afirmação não gera dúvida e não depende de nenhum artifício humano. O Espírito Santo literalmente habita em todos os filhos da graça genuínos e Ele é a testemunha de Jesus Cristo - Nós somos apenas os instrumentos. É exatamente por essa razão que todos os crentes são exortados a serem cheios do Espírito (Efésios 5:18). Quando uma vida é preenchida e controlada por Ele, torna-se vazia de si mesma e revela o poder sobrenatural (do grego dunamis, de onde vem a palavra "dinamite"!) E todos que tiverem contato com esse tremendo poder serão afetados com a intensidade que Deus quer. Mesmo que nenhuma palavra seja dita, todo ser humano será atraído para o poder ou repelido por ele!
"Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." [Atos 4:13, ênfase minha]
Testemunhar de Cristo envolve uma vida de obediência a Ele, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias ao ano (ou 366, no caso dos anos bissextos), e não se limita a encher os bolsos com folhetos evangelísticos, portar uma Bíblia volumosa e incomodar as pessoas. Técnicas agressivas de vendas produzem resultados, mas, na verdade, raramente clientes satisfeitos - porque aqueles que cedem à pressão geralmente sabem que, no fundo, foram iludidos pelo vendedor. Muitas pessoas continuam a ser "convertidas" pela aplicação de pressão psicológica por meio de evangelismo competitivo e, embora alguns realmente revelem-se genuínos, a crise espiritual causada pela falsa maioria está contribuindo grandemente para a espiral descendente da cristandade.
Pegar um peixe sem usar uma rede requer a isca certa. É muito improvável que peixes nobres sejam atraídos por miolo de pão, assim como papa-terras também não irão morder uma isca artificial projetada para peixes nobres. E esta analogia se aplica no que se refere aos cristãos: devemos viver de tal maneira a sermos boas "iscas". O Espírito Santo manifesta Sua influência sobrenatural aos outros por meio de nós na proporção em que sujeitamos nossas vidas a Ele. Testemunhar de Jesus Cristo implica falar sobre Ele a outras pessoas, mas tenha cuidado para não pôr a carroça na frente dos bois. Falar aos peixes a respeito das iscas é algo absurdo, pois eles precisam vê-la antes de morder.
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." [Mateus 5:16]
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." [João 6:44]
A boa isca atrai o peixe em um ponto essencial. Não é preciso ensiná-los a reconhecê-la ou encorajá-los a provar um pedaço, porque ela satisfaz uma necessidade básica. E a humanidade caída possui uma necessidade semelhante, um vazio em seus corações onde antes havia o conhecimento de Deus. É uma ferida que não se pode cicatrizar - uma fome que o homem, por si só, não pode saciar. Mas quando Deus o confronta com um cristão obediente, o homem sempre é atraído pela isca! No entanto, ao contrário dos peixes, os seres humanos podem "ver o anzol" e a maioria recua porque não quer ser apanhada. Como resultado, somente poucos conseguem superar sua inveterada aversão a Deus e serem atraídos pelo Espírito Santo a um conhecimento da salvação em Jesus Cristo.
"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." [Mateus 7:14; ênfase minha]
Voltando à analogia dos torcedores de futebol, o que pensaríamos se víssemos um deles torcendo por outro time? HIPÓCRITA!!! Certo? Anunciar que torce por um time quando, na verdade, se é leal a outro, revela falsidade e não é visto com bons olhos pela maioria de nós. As pessoas devem mostrar suas verdadeiras cores para que todos possamos enxergá-las nitidamente! E esse princípio definitivamente aplica-se às áreas que envolvem o nosso testemunho de Cristo. Pouquíssimas coisas neste mundo irão frustrar as pessoas tão rápido, e de forma tão marcante, quanto ver alguém agir de maneira totalmente contrária à que professa acreditar. Somente Deus sabe quantas pessoas já foram - e continuam a ser - repelidas pela hipocrisia de cristãos declarados - especialmente aqueles que têm o cuidado de levar por toda a parte "placas luminosas de néon", proclamando sua fidelidade a Cristo e depois deixam de serem coerentes com essa profissão de fé. Sob a melhor das circunstâncias, os cristãos que vivem sob a espreita do público irão ocasionalmente falhar em manter os altos padrões exigidos de nós porque ainda somos seres humanos pecadores. Por essa razão, devemos nos esforçar para evitar a tentação de dirigir as atenções para nós mesmos, "tocando trombeta":
"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão." [Mateus 6:1-5; ênfase minha]
Em outras palavras, preservar um testemunho cristão consistente em todas as situações é um testemunho poderoso para um mundo repleto de "peixes" desorientados e agonizantes. A vida de cada cristão genuíno - sem exceção - é um testemunho do poder de Jesus Cristo para salvar. Mas, infelizmente, algumas lâmpadas não iluminam como deveriam iluminar. A hipocrisia e a indiferença, como musgos ou detritos em um lago obstruído pelo acúmulo excessivo de plantas aquáticas, encobrem a isca e a tornam inútil. Para alcançar o objetivo, ela deve ser vista antes de ser mordida. Além disso, a isca deve ter o aspecto mais natural possível, porque falar muito e agitar demais a água não contribui para uma boa pescaria.
Portanto, não se iluda - o reservatório do diabo está abarrotado de peixes que os pescadores consideram "refugo" (não peixes nobres como traíra, perca, pintado, dourado, truta, etc.) - eles correspondem ao joio no meio do trigo de Mateus 13:24-30. Eles parecem ser peixes nobres e são relativamente fáceis de pegar! Ao passo que, para fisgar um tipo especial de peixe, é necessário empenho e paciência. Às vezes, por acaso, pega-se um grande peixe logo no início da pescaria, mas esses casos são exceção e não a regra.
O evangelho de Jesus Cristo está sendo banalizado por mascates religiosos apóstatas que comercializam a mensagem em troca de prestígio e vantagens - exatamente como o apóstolo Pedro disse que aconteceria:
"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." [2 Pedro 2:1-3; ênfase minha]
A expressão traduzida do grego como "farão negócio" é emporeuomai, nº 1710 da Concordância de Strong - (en 1722 + poreuomai 4198, do grego): viajar por (uma região como vendedor), e, por extensão, negociar, comprar e vender, comercializar.
Nenhuma outra palavra poderia ser usada para descrever melhor o evangelismo nos dias atuais. Aos olhos das pessoas sem discernimento, uma grande fiada de peixes é sinônimo de um ministério de sucesso e eles querem saber "onde e como os peixes foram pegos"! Então os super-pescadores sentem-se encorajados a ensinar (em caros seminários, programas de treinamento, etc.) os outros como pegá-los. Isso me faz lembrar de um amigo meu que, quando indagado sobre onde tinha pescado um grande peixe, respondeu: "Pelo canto da boca". Definitivamente, ele não queria revelar seu local de pescaria preferido!
Meus amigos, eu respeitosamente quero deixar claro a vocês que, quando o Senhor fez a seguinte declaração, o sentido estava muito além do que geralmente a maioria dos evangélicos enxerga:
"E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; e disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." [Mateus 4:18-19; ênfase minha]
João 6:44 define Quem realmente realiza a pescaria! A menos que, ou até que o Espírito Santo manifeste Sua influência sobrenatural sobre determinadas pessoas e os atraia a Cristo, elas não podem crer e ser salvas. E, mesmo que pessoas bem intencionadas arremessem a isca muitas vezes, não alcançarão o resultado desejado.
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." [João 6:44]
A pressão psicológica aplicada habilmente por pregadores/ganhadores de almas extremamente zelosos assemelha-se a uma pescaria com cartuchos de dinamite. As explosões são indiscriminadas e toda espécie de peixes mortos virá à tona. É por essa razão que milhares de igrejas têm hoje um odor característico.
Este estudo lhe edificou? Compartilhe!
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3
Este trabalho é totalmente voluntário!
Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.
"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6