Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16
NÃO TENHA INVEJA DOS PECADORES
Somos servos, mas, também somos humanos e como tais sujeitos às inclinações da carne (natureza humana), que insiste em contrariar as ações definidas pelo Espírito como saudáveis à nossa vida espiritual, é a eterna luta entre a carne e o Espírito.
“Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:17)
Quando a comunhão com o Senhor esfria, a natureza humana (carne) levanta-se com muito vigor e produz frutos terríveis, em alguns casos os resultados atingem toda a igreja, gerando escândalos que mancham a obra do Senhor.
INVEJA: (Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.)
Ela é um dos muitos frutos da natureza humana. A inveja produz profundas lesões na vida espiritual, tão séria a ponto de lançar os que a cultivam nas trevas eterna.
É um pecado que passa despercebido pelos que estão próximos, mas, que consome a vida que a hospeda.
Veja o que nos diz a Palavra:
“A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a INVEJA destrói como câncer.” (Provérbios 14:30) “Não tenhas INVEJA dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia.” (Provérbios 23:17) “Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, INVEJANDO-NOS uns aos outros.” (Gálatas 5:26)A sensibilidade ao Espírito Santo faz-nos sentir o pecado ainda no seu inicio (na mente), e cabe a nós a responsabilidade de não deixarmos que cresça e floresça na vida. Somos chamados a vivermos em santidade, e esta condição não deixa brechas para qualquer tipo de sentimentos pecaminosos.
A inveja é condenada pelo Senhor, é denominada como fruto da carne:
“As INVEJAS, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:21)
Geralmente tem sua origem em disputas insensatas: “Discutir e brigar a respeito de palavras é como uma doença nessas pessoas. E daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas.”
“É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem INVEJAS, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas.” (1 Timóteo 6:4)
E é exercitada pelas boas ações e o sucesso do próximo, seja no campo profissional ou pessoal:
“Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja que o homem tem do seu próximo. Também isso é e vaidade e desejo vão.” (Eclesiastes 4:4)
É maléfica à vida do servo:
“O coração tranqüilo é a vida da carne; a INVEJA, porém, é a podridão dos ossos.” (Provérbios 14:30)
“Pois a dor destrói o louco, e a INVEJA mata o tolo.” (Jó 5:2)
E envolve todo o ser, apaga o Espírito de Deus e produz resultados terríveis:
“Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à INVEJA?” (Provérbios 27:4)
É uma prova incontestável da vida carnal:
“E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós INVEJA e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?” (1 Coríntios 3:1-3)
“Mas, se tendes amargo ciúme (INVEJA) e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” (Tiago 3:14)
E da necessidade urgente de arrependimento e mudança de vida:
“Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e INVEJAS, e toda a maledicência, desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação.” (1 Pedro 2:1-2)
Que seja este o sentimento que venha encher os corações, ações de vida que nos aproxima do Trono de Deus e nos faz semelhante a Ele.
VIDA SANTA É UMA ORDEM!
Para cumprirmos este mandamento é preciso a exemplo de Ezequiel cap. 3 verso 3:
“E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel”.
COMER A PALAVRA (lê-la diariamente), ORAR MUITO (a todo o momento) e SACRIFICARMOS COM AGRADÁVEIS JEJUNS.
Este conjunto de ações nos faz próximos do Pai e capacita-nos a ouvir a Sua voz.
Número de visualizações 38102
Este estudo lhe edificou? Compartilhe!
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3
Este trabalho é totalmente voluntário!
Sua ajuda é essencial para manter esta obra.
"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6