Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

As Astutas Ciladas do Diabo

As Astutas Ciladas do Diabo
Leitura estimada 10 min

 

AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO

 

Na vida cristã há uma contínua batalha espiritual contras as forças espirituais do mal, e somente em Jesus Cristo, "Sua Pessoa e obra", há vitória para todo o que n'Ele verdadeiramente crê.

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos." (Efésios 6:10-18)

A ausência do temor a Deus, a perda de princípios morais absoluto, a aceitação do pecado, o fracasso no lar, o desrespeito pela autoridade, a ansiedade, o ódio e o desespero, eis os sinais de uma cultura decadente.

No hemisfério ocidental, já estamos vendo sociedades traumatizadas, abaladas por guerras, escândalos, inflação, profundamente cansadas de materialismo, todas elas desencantadas com a religião sem vida.

Milhares e milhares de pessoas se voltam para o esotérico e o ocultismo, com o culto satânico, o controle da mente, a astrologia e outros sortilégios que o diabo utiliza para induzir os homens a se desviarem da verdade.

É justo procurar respostas e soluções, mas é preciso fazê-lo no lugar certo, e esse lugar é nosso Senhor Jesus Cristo, que nos pode trazer liberdade e renovação espiritual.

Precisamos diariamente orar pelos nossos lares (cônjuges, filhos, pais, etc.) na certeza de que precisamos dos recursos divinos para vivermos vitoriosamente em Cristo.

Nossa luta não é contra "carne e sangue", mas é uma batalha espiritual, e nesta batalha precisamos conhecer:

I. A realidade dos dois reinos: "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor." (Colossenses 1:13)

1. O Reino das "trevas": Reino sob o poder do Diabo e dos seus anjos.

"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência." (Efésios 2:2)

"...  Mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12)

2. O Reino da "luz": Reino sob o domínio de Deus e Sua palavra.

"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade)." (Efésios 5:8-9)

Onde o evangelho de Jesus Cristo é anunciado, crido e vivido alí temos a presença do Reino de Deus.

II. A Realidade do inimigo:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:11-12)

"A nossa luta não é contra seres humanos, mas contra realidades cósmicas; nossos inimigos não são humanos mas demoníacos."

A "luta" enfatiza a realidade do combate "corpo a corpo".
São forças poderosas, malignas e astutas.

O INIMIGO AGE NO ÂMBITO DA MENTE, DA EXPERIÊNCIA E DA CONDUTA OU PRÁTICA

Estou certo de que uma das principais causas das más condutas da igreja hoje é o fato de que o diabo está sendo esquecido. Tudo é atribuído a nós mesmos; todos nós temos chegado a ser por demais psicológicos em nossas atitudes e pensamentos.

Ignoramos este grande fato objetivo, "a existência do diabo", o adversário, o acusador, com seus dardos inflamados.

Há igrejas onde o diabo é o foco, há outras onde ele é esquecido.

Jesus Cristo deve ser o nosso foco, mas o inimigo jamais deve ser ignorado.

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a  quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pedro 5:8-9)

“O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar“

O Diabo (a serpente), frisando a prática de acusar:

Deus perante os homens: "ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3:1-5) O homem perante Deus: "Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra." (Jó 1:9-10)

Conforme Paulo em 2 Coríntios capítulo 2 verso 11 Satanás tem planos, tem estratégias, para nos derrotar e não podemos ignorar esta realidade espiritual - "Porque não ignoramos os seus ardis."

Leiamos algumas passagens bíblicas que nos descrevem características, modos de agir e intenções do Diabo, o nosso inimigo:

1) Ele engana:

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." (Apocalipse 12:9)

2) Ele acusa:

"Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Apocalipse 12:9-11)

3) Ele tenta:  

"ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." (Mateus 4:1)

4) Ele causa confusão:

"E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 13:37-42)

5) Ele arrebata a palavra do coração:

"E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo." (Lucas 8:12)

6) Ele é o pai da mentira:

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes." (João 8:44-45)

7) Ele oprime e escraviza:

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele." (Atos 10:38)

"Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade. E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." (2 Timóteo 2:25-26)

"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão." (Hebreus 2:14-15)

8) Ele perverte os caminhos do Senhor:

"Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?" (Atos 13:10)

Mas, quando falarmos sobre a "armadura de Deus", em Cristo Jesus não devemos temer o inimigo, mas vivermos certos de que ele já foi derrotado e maior é o poder que está em nós.

VIVAMOS EM CONSTANTE VIGILÂNCIA E PERSEVERANÇA NO ESPÍRITO

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." (Apocalipse 12:9-11)

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém." (1 Pedro 5:8-11)

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.