Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Despertando Para A Verdade

Despertando Para A Verdade
Leitura estimada 7 min


“  Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou. 

Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. 

A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção”.   Salmos 3:5,6,8.

 

“Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?”    Salmos 4:2

“Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom ”.  Salmos 38:20

“ Para o tolo, o cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é o ter sabedoria”. Provérbios 10:23

“Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal”.  Salmos 5:4

“Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome”. Salmos 5:11.

 “ EU disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim. 

Com o silêncio fiquei mudo; calava-me mesmo acerca do bem, e a minha dor se agravou. 

Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua: 

Faze-me conhecer, SENHOR, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. 

Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade.

Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará”.  Salmos 39:1-6.

 

“ Os sacerdotes não disseram: Onde está o SENHOR? E os que tratavam da lei não me conheciam, e os pastores prevaricavam contra mim, e os profetas profetizavam por Baal, e andaram após o que é de nenhum proveito”. Jeremias 2.8

“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas”. Jeremias 2:13


Para Escapar do Juízo, é necessário Conhecer a DEUS e Obedecer ao Evangelho


2Tessalonicenses 1:8 “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo”


Consciente disso, Paulo pede que os tessalonicenses orem a favor de seu trabalho. Antes ele elogiou o exemplo deles em propagar a palavra, como está em I Tessalonicenses 1:6-10:

“E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.

De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.

Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;

Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,

E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.”

 

Agora pede as suas orações para que possa pregar com a mesma coragem e fé, em II Ts 3:1: NO demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós”.

Antes ele ensinou que Deus julgará os que perturbam os servos fiéis (veja 1:6). Agora pede orações para que os   "homens perversos e maus"   que rejeitam a fé não impeçam que ele pregue livremente (3:2; veja Atos 17:1-5, 10-13).

Mesmo que alguns desprezem o evangelho, o SENHOR se mantém fiel. Assim, os que aceitam e continuam na palavra serão espiritualmente confirmados e protegidos contra o diabo, a fim de conseguirem maior amor e firmeza no Senhor (3:3-5; veja Filipenses 4:4-9).

Ajuda pela correção (II Ts 3:6-18).   Enquanto alguns são rebeldes contra Deus por ainda não haverem ouvido e reconhecido a palavra da verdade, há outros que se rebelam mesmo depois de se converter ao Senhor.

No caso destes, é preciso mais do que apenas oração. Paulo ensina que é necessário se separar de   "todo irmão que ande desordenadamente"   (3:6).

A palavra "desordenadamente" é uma palavra militar que descreve um soldado que não segue as instruções do seu comandante, ou que marcha fora da ordem dos outros da sua companhia.

As instruções que dão ordem são   "a tradição que de nós recebestes" , ou seja, a palavra do evangelho que Paulo pregou, junto com o próprio exemplo dele (3:6-9; veja 2:15).


Na sua primeira carta, Paulo falou da necessidade de "admoestar os insubmissos" (veja I Ts 5:14), algo que ele mesmo fez enquanto estava junto deles (I Ts 3:10).

Na segunda carta o assunto em questão é de irmãos que, em vez de trabalhar para o seu sustento e para ajudar outros, "andam desordenadamente"   e   "se intrometem na vida alheia"   (I Ts 3:10-13; veja Efésios 4:28).

Paulo diz que qualquer irmão que   "não preste obediência à nossa palavra"   deve ser "notado", que a associação com o grupo deve ser cortada, e que os irmãos devem advertí-lo (3:14-15).

O ensino de Paulo de se apartar destes insubmissos talvez pareça radical, mas visa a correção e a salvação deles. Notando-os publicamente e afastando-os do grupo fará com que sintam vergonha dos seus pecados.

Assim, com as advertências contínuas dos irmãos em amor, a esperança é que eles se arrependam e voltem a servir a Cristo (veja 1 Coríntios 5:1-5,9-11; 2 Coríntios 2:5-7).

Confiante que os tessalonicenses continuarão servindo a Deus de acordo com a palavra, Paulo deseja paz e a presença do Senhor com eles (3:16-18).


Se nós desejarmos estas coisas, temos que aplicar plenamente o ensino do evangelho em nossas vidas.


AQUELES QUE MURMURAM CONTRA A VERDADE, DIZEM: - “PORQUE SOMOS EXORTADOS DEMAIS, JÁ NÃO AGUENTAMOS TANTA CORREÇÃO!”

- “VOU BUSCAR PASTORES SEGUNDO MEU CORAÇÃO, QUE NOS BAJULAM E PROFETIZAM BENÇÃOS!...”


“Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção dos tolos” Eclesiastes 7:5.

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração”   (Eclesiastes 7:2).


“Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos”. Mateus 22:32b


O DEVER DE ORAR UNS PELOS OUTROS, PARA QUE POSSAMOS SER ILUMINADOS EM TODOS OS NOSSOS CAMINHOS.

DEUS ABENÇOE.



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.