Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Disciplina

Disciplina
Leitura estimada 16 min

 

DISCIPLINA

 

"Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. " (Provérbios 3:11-12)  

"O insensato despreza a correção do seu pai, mas quem atende à admoestação prudentemente se haverá." (Proverbios 15:5)                                                                                                                            

As Escrituras falam de 3 categorias principais de "dificuldades" para aquele que crê:

1) Disciplina, julgamento ou reprovação do Senhor;

2) Testes, provações, e sofrimento; 

3) Tentações ou ataques de Satanás.

                                                                               

DISCIPLINA: JULGAMENTO OU REPROVAÇÃO DO SENHOR

"E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. " (Hebreus 12:5-8)

"Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. " (Hebreus12:9-11)                                                                                                                                                                               
 
DEUS USA A DISCIPLINA COMO ÚLTIMO RECURSO
 
Se tudo o que Deus precisasse para justificar a humanidade para Si fosse um cajado, então Cristo teria morrido por nada! Não, o plano de Deus para a Terra é amor primeiro, disciplina por último. Para conseguir que escutemos e nos arrependamos, Ele usará um profundo sentimento de condenação, repreensão de amigos, sermões coincidentes, estímulo das Escrituras, e todos os outros meios antes de nos disciplinar. Mas, se nós resistirmos ao Espírito de luz e clemência de Deus, a nós é prometida a vara da correção. Quando Deus disciplina, o castigo é do tamanho do crime. Várias vezes, nós percebemos que não podemos escapar com o pecado impenitentemente.
 
Deus está nos esculpindo em vasos santos, e o processo pode ser doloroso.                                                                                                                                                                                                                                
"Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam." (Jó 5:17-18)
 
"Quando, porém somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados pelo mundo." (1 Coríntios 11:32)
 
"Os açoites que ferem purificam do mal; e as feridas penetram até o mais íntimo do corpo." (Provérbios 20:30)
 
[Jesus] "Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê pois zeloso e arrepende-te." (Apocalipse 3:19)
 
"Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade, do contrário, tu também serás cortado." (Romanos 11:22)

"Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo." (Hebreus 10:31)

 
DEUS TEM UM "ESTILO" DE JULGAMENTO? 
 
Apoc. 16:7  " ... Na verdade, ó Senhor Deus Todo Poderoso, verdadeiro e justos são teus juízos. ".   Apoc. 19:1-2 "... Aleluia!... porque verdadeiro e justos são teus juízos".   Gal. 6:7  Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará. Nm 32:23  "... e estais certos de que os vossos pecados vos hão de atingir.                                                                                             
 
A HISTÓRIA DE JACÓ COMO UM EXEMPLO DO ESTILO DE JULGAMENTO DE DEUS  
 
"Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do SENHOR, antes da minha morte.
 
Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; e levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte.
 
Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso;
Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.

 
E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos. E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; e com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço. " (Gênesis 27:6-16) 
 
JACÓ ENGANOU USANDO AS VESTES DO IRMÃO E UMA CABRA MORTA  - Gn 27:19-36 Respondeu Jacó a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito... Perguntou Isaque a seu filho: Como é que tão depressa a achaste (a caça), filho meu? Respondeu ele: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro. Chegou-se Jacó a Isaque, que o apalpou e disse, " A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú... Tu és realmente meu filho Esaú? E ele declarou: Eu o sou. Tão logo Isaque acabara de abençoar a Jacó e este saíra da presença de seu pai, chegou da caça a Esaú. Disse Esaú: Não se chama ele com razão Jacó, visto que por duas vezes me enganou? Tirou-me o direito da primogenitura, e eis que agora me tirou a benção.
 
JACÓ APRENDE UMA LIÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA PRIMOGENITURA  - Gen. 29:16-27  Ora Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Léia, e o nome da mais jovem era Raquel. Léia tinha os olhos enfermos, enquanto Raquel era formosa de porte e de semblante. Jacó, porquanto amava Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.... Assim, Jacó serviu sete anos... Labão... fez um banquete. À tarde, tomou a Léia, sua filha e a trouxe a Jacó, que esteve com ela... Quando amanheceu, eis que era Léia; pelo que perguntou Jacó a Labão: Que é isto que me fizeste? Porventura não te servi em troca de Raquel? Por que, então me enganaste? Respondeu Labão não se faz assim em nossa terra; não se dá a menor antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos a outra, pelo trabalho de outros sete anos que ainda me servirás.
 
MAIS TARDE EM SUA VIDA, JACÓ É ENGANADO POR ROUPAS E SANGUE DE CABRITOS POR SEUS PRÓPRIOS FILHOS. Gen. 37:23,28,31-33  Logo que José chegou a seus irmãos, estes o despiram da sua túnica... e venderam-no por vinte siclos de prata para os midianitas... Tomaram, então, a túnica de José, mataram um cabrito, e tingiram a túnica de sangue. Enviaram a 'túnica de várias cores' , mandando levá-la a seu pai e dizer-lhe: Achamos esta túnica; vê se é a túnica de teu filho ou não. Ele a reconheceu e exclamou: É a túnica de meu filho! Uma besta-fera o devorou; certamente José foi despedaçado.  
 
1 Cor 10:6  Ora estas coisas nos foram feitas como exemplos, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
 
REPREENSÕES VERBAIS  
 
Lev. 19:17 "... não deixarás de repreender a teu irmão; e não levarás sobre ti pecado por causa dele. Prov. 19:25 (JFA)... repreende ao que tem entendimento, e ele crescerá na ciência.
Deus usará freqüentemente homens para oferecer uma chamada verbal através de profecia ou repreensão antes de nos disciplinar. Ao invés de deixar nosso orgulho ficar ofendido, nós devemos estar dispostos a aceitar e/ou repreender dentro do corpo de Cristo, de forma a evitar uma disciplina mais dura - a vara.
Prov. 17:10 (JFA) Mais profundamente entra a repreensão no prudente, do que cem açoites no insensato.
Prov. 28:23 (JFA) O que repreende um homem depois achará mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.
 
REPREENSÃO QUE TRAZ VIDA  
 
Prov. 15:31 (JFA) O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios. 
 
Para uma repreensão trazer vida é preciso que:
 
1) ela seja correta 
2) que ajamos nela.
 
Em primeiro lugar, nós temos que admitir que nem todas as repreensões que nós recebemos, ou damos são de Deus. O Espírito confirmará a veracidade da repreensão. Em segundo lugar, até mesmo se a repreensão estiver correta, ela só servirá para nos condenar se nós não nos arrependermos.
 
Sal 141:5 Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não o recuse minha cabeça.
 
Prov. 25:12,27:5  Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro puro, assim é o sábio repreensor para o ouvido obediente... Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.
 
1 Tm 5:20  Aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.
 
Lucas 17:3 (JFA) [Jesus]... " Se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-o.
 
OS MILAGRES DE DEUS ATRAVÉS DA REPREENSÃO!
 
Nm11:1  Depois o povo tornou-se queixoso, falando o que era mau aos ouvidos do Senhor; e quando o Senhor os ouviu, acendeu-se a sua ira; o fogo do Senhor irrompeu entre eles, e devorou as extremidades do arraial.
 
Num 26:10  e a terra abriu a boca, e os tragou... os quais serviram de advertência. At 5:5,11E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou..Sobreveio grande temor a toda a igreja e todos os que ouviram falar destas coisas.
 
COMO CRIANÇAS, NÓS RECEBEMOS O CASTIGO AGORA, AO INVÉS DE DEPOIS  
 
1 Pedro 4:17-19 Porque já é tempo que comece o julgamento de Deus pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.  
 
Prov. 22:15 A estultícia (loucura) está ligada ao coração de menino, mas a vara da correção a afugentará dele.  Sal.23:4 (JFA)... sua vara e seu cajado, me confortam.
 
QUANDO COISAS RUINS ACONTECEM, COMO NÓS DEVEMOS RESPONDER?  
 
Alguns grupos Cristãos assumem que Satanás está por detrás de todos os tipos de problema. Esta é uma visão perigosa, pois chega perto de blasfemar do trabalho do Espírito Santo quando Deus nos reprova. Outro grupos acreditam em provações duradouras. Ainda há outros grupos que estão focando a disciplina de Deus a tal ponto de não reconhecerem uma mera tribulação de um trabalho ativo de Satanás. Assim sendo, da próxima vez que alguma "dificuldade" entrar em sua vida, há um modo de discernir o seu significado?
 
Que instrução Deus deu nos?                                                                                                                                                                                      
 
Como o teste em Atos 17:11, ache a base Bíblica para CADA tipo de DISCIPLINA listada abaixo neste estudo bíblico. Este quadro será incluído também nos próximos dois estudos com o mesmo propósito. Perceba especialmente a diferença em como (e como não) responder a cada ponto. Como você pode ver, uma vez que respostas opostas são possíveis, discernimento é a palavra chave.
 
 
 
DISCIPLINA
TESTE/PROVAÇÃO
TENTAÇÃO
DO
Senhor
Deus, Mundo, Satanás
O Diabo
RESULTA DE
Desobediência
Seguir a Deus
Orgulho ou Exposição
COMO DISCERNIR
Se ajusta ao crime
Prova a fé
Leva a Perdição
RESPOSTA CERTA
Arrependa-se!
Persevere
Resista!
NÃO
Faça pouco caso disso
Se acovarde
Caia
DEUS DIZ QUE
Somos Filhos
Seu Nome em Nós
A carne é fraca
TERMINA COM
Temor e Santidade
Morte e Glória
Pecado ou Vitória
 
 
Nós devemos evitar e resistir tentações, testes de perseverança, provações e sofrimentos, e nunca resistir ao que Deus está fazendo, ou atribuir isto a Satanás. Rm. 8:28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
 
ESCAPANDO COM O PECADO?  
 
Aqueles que podem pecar constantemente e não ser repreendidos por Deus, não são seus filhos.
 
Aqueles que nasceram de novo, sentem uma terrível condenação quando eles pecam, e se eles não se arrependem, acabam levando "palmadas" de Deus por isto. Isto é verdade em sua vida? Você passa no teste da família? Já levou alguma palmada?
 
Sl.38:1-2,4-7  Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas setas se cravaram sobre mim, e sobre mim a tua mão pesou... Pois já as minhas iniqüidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças. Pois os meus lombos estão cheios de ardor e não há coisa sã no meu corpo.
 
Lucas 12:27-28  Considerai os lírios como crescem; não trabalham nem fiam... Se, pois, Deus, assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
 
Se nós puséssemos nossa fé em alguma oração, fórmula, ou igreja, e pudéssemos permanecer em pecado sem sentir a mão de Deus, esta "fé" seria um engano. O único "ingresso para céu" está em uma carruagem de fogo2 Reis 2:11, e é um destino glorioso para a alma, mas um passeio incômodo para a carne.
 
Pv.. 1:24-27  "Mas, porque clamei e vós recusaste; porque estendi minha mão, e não houve quem desse atenção: antes desprezaste todo o meu conselho e não fizeste caso da minha repreensão; também eu me rirei no dia da vossa calamidade... quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, e quando vos sobrevierem o aperto e a angústia."
 
Pv. 1:28-31  "Então a mim clamarão, mas eu não responderei; diligentemente me buscarão, mas não me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram a minha repreensão, portanto comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos."
 
"Aquele que sendo muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente, sem que haja cura." ( Provérbios 29:1 )          

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.